EIXO INFRAESTRUTURA FÍSICA
-
Workshops de desafios com as unidades de ensino: como forma de identificar os desafios e necessidades percebidas por professores e técnicos administrativos, foram realizados 15 workshops com as unidades de ensino. Cada workshop teve duração de 1h30min e buscou realizar uma apresentação preliminar do Programa de Inovação e Empreendedorismo e assim coletar informações quanto aos problemas encontrados nas unidades para a incorporação das práticas de inovação e empreendedorismo com vistas aos cinco eixos do Programa, sendo: infraestrutura física, infraestrutura digital, mobilização e conexão interna, Habitats de inovação e conexão externa. Entre as principais necessidades e desafios encontrados, tem-se: Ausência de alinhamento técnico sobre os conceitos de empreendedorismo e inovação entre professores e técnicos; Resistência cultural às temáticas; Ausência de estímulos a iniciativas correlacionadas às temáticas; Sentimento de insegurança jurídica sobre o papel do professor; Falta de regramentos claros, principalmente no que tange à criação de startups e spinoffs; Morosidade nos processos, que são descritos como burocráticos em sua maioria; Comunicação não efetiva entre os setores da Universidade; Percepção que não há habitats de inovação relevantes na instituição frente aos presentes no ecossistema local de inovação; Falta de gestão do conhecimento organizacional. Pesquisadores não se conhecem, não sabem que pesquisas, ou iniciativas de extensão, similares, ou complementares, estão acontecendo, não havendo um estímulo ao interdisciplinar; Estrutura física defasada, em especial, não há atenção para manutenção do que existe; Necessidade de um posicionamento mais efetivo da UFSC dentro do ecossistema de inovação, posicionando-se como ator de conhecimento e criando regramentos para a comunicação efetiva com os demais atores; Necessidade de trabalhar linhas que promovam a inclusão, a diversidade e o empreendedorismo social.
-
Chamadas de conhecimento e aproximação: uma prática adotada pela SINOVA foi a realização de chamadas de fluxo contínuo para o conhecimento das ações realizadas na UFSC. A partir disso, uma série de aproximações foram realizadas no ano de 2022. Neste ano, a estratégia principal das chamadas é ter conhecimento para compor o repertório do Programa de Inovação e Empreendedorismo. Em 2022 foram abertas quatro chamadas:
Chamada nº 3/2022 - PROPESQ/SINOVA: Conhecimento sobre iniciativas não esporádicas como programas, projetos, cursos e eventos nas temáticas de inovação, empreendedorismo, criatividade e propriedade intelectual.
Esta chamada teve por objetivo conhecer as ações realizadas no âmbito da UFSC. A maior parte das iniciativas vem de docentes do Campus Florianópolis, com 28 das 47 iniciativas. Deste Campus, o centro com mais iniciativas é o CTC com 11. Em segundo vem o CTS/UFSC de Araranguá, com 5 iniciativas e em terceiro o CTE - Campus Blumenau e o CCE com 4 iniciativas cada. Do tipo de iniciativa, 26 são projetos, 12 cursos e 8 eventos, as demais se dividem em programas, coworking, labs de inovação, makerspaces, pré-incubadoras e incubadoras, centro de inovação e parques de inovação. A principal área de abrangência das iniciativas é a Inovação, com 29 respostas, seguida por Empreendedorismo, 10 respostas, propriedade intelectual e criatividade com 4 respostas. A faixa etária dos participantes dessas iniciativas se encontra concentrada entre 20 e 59 anos.
Chamada nº 5/2022 - PROPESQ/SINOVA:Cadastramento de grupos de pesquisa e laboratórios para colaboração em atividades com a SINOVA. Esta chamada teve como objetivo reconhecer grupos potenciais para o apoio em atividades estratégicas da SINOVA.
A maior parte das respostas vieram de docentes, com 36 das 39 respostas, havendo a predominância dos grupos de estudos e laboratórios concentrados no CTC, CSE, CCA, CCS e CCR. Colaborando com a SINOVA principalmente na formação para inovação e empreendedorismo por meio de pesquisas e estudos além do ensino com atividades que venham a disseminar o conhecimento na área.
A partir das demandas da SINOVA e da Chamada n° 5 foram prospectados 4 grupos de pesquisa. O primeiro grupo parcerizado, conforme Portaria nº 11/2022/SINOVA, foi o grupo de pesquisa Inovação e Direito liderado pelo professor Luiz Henrique Urquhart Cademartori. Os grupos Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual da UFSC (NUPPI), LabProj Laboratório de Projetos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) e Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação (IGTI), estão em processo de fechamento do plano de trabalho.
Chamada nº 12/2022 - PROPOESQ/SINOVA – Cadastramento de espaço (laboratórios formalizados ou não) para atividades com robótica, tanto no ensino, pesquisa quanto na extensão, nas diversas áreas de conhecimento.
Esta chamada de fluxo contínuo visa ampliar o conhecimento sobre diversos espaços, formalizados como laboratórios ou não, que desenvolvem essa atividade, responsável por explorar, criar e desenvolver novas tecnologias e/ou soluções inovadoras. O mapeamento busca aproximar as soluções da UFSC de sua comunidade. Foram cadastradas 10 iniciativas até o momento, 8 em Florianópolis - sendo 2 localizadas no Sapiens Parque, 1 em Araranguá e 1 em Blumenau.
Chamada nº 13/2022 - PROPOESQ/SINOVA – Cadastramento de jogos analógicos e digitais como recurso educativo inovador na disseminação de conhecimento das diversas áreas dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC.
A chamada objetiva ampliar o conhecimento em relação aos jogos analógicos e digitais desenvolvidos pela comunidade UFSC, que além de serem uma forma lúdica de ensinar e aprender, também desenvolvem funções que vão além do entretenimento, envolvendo aspectos sociais, cognitivos e afetivos do participante. Até o momento a chamada tem 26 respostas, sendo 25 de docentes e 1 de técnico administrativo. São 14 jogos digitais e 12 analógicos distribuídos nas seguintes unidades: 7 CTC, 6 CCS, 3 CFM, 2 CTS, 1 Engenharia de Controle e Automação - campus Blumenau e 1 CFH. Estes jogos irão compor o portfólio de soluções da UFSC e serão encaminhados a análise para a exploração comercial e para ampla divulgação nos Centros de Conhecimento em Invenção e Inovação que estão sendo idealizados em conjunto com a Biblioteca.
-
Workshop com mestrados e doutorados profissionais: A fim de identificar os desafios e necessidades percebidas pelos mestrados e doutorados profissionais, foi realizado um workshop com os programas onde se apresentou o Programa de Inovação e Empreendedorismo e se coletou informações quanto aos problemas encontrados nos programas para a incorporação das práticas de inovação e empreendedorismo em relação aos cinco eixos do Programa, sendo: infraestrutura física, infraestrutura digital, mobilização e conexão interna, habitats de inovação e conexão externa. Como principais problemas pontua- se a falta capacitação acerca do tema, falta de conexão com infraestrutura de laboratórios e com ambientes de inovação e desafios na criação de produtos finais.
-
Oficinas Profnit: A SINOVA está com parceria com o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), para a realização das Oficinas profissionais (estágio de 160 horas), onde os alunos irão realizar estudos em temas de atuação da SINOVA, considerando seus desafios, nos seguintes tópicos: i) Matriz de decisão para definição de interesse da UFSC (prioridade em registrar e negativa em não registrar) em patentes, desenho industrial, marcas e software, ii) Mapeamento de processos e definições de indicadores com vistas a gestão do conhecimento da SINOVA (área de TI), iv) Regramentos para a criação de startups e spinoffs da UFSC, considerando as possibilidades como TCC startup e teses e dissertações (etc) que geram potencial de negócio, v) Regramento da propriedade intelectual (gestão de ativos de PI), vi) Regramento para encomendas tecnológicas na UFSC, vii) Regramento para oferta pública na UFSC com e sem exclusividade.
EIXO INFRAESTRUTURA DIGITAL
-
Agenda de eventos: como a realização de eventos é uma importante prática de sensibilização, os eventos de inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual e criatividade ganharam um espaço no site da SINOVA para serem comunicados. Assim, a comunidade UFSC pode informar o que está ocorrendo e a SINOVA abre um espaço para essas comunicações. Essa comunicação é importante ao ecossistema pois possibilita que um número maior de pessoas conheça o que a universidade vem ofertando. Além disso, em termos de indicadores há uma facilitação de demonstrar o potencial da universidade com vistas aos temas da SINOVA não apenas em Florianópolis, mas em todas as unidades da UFSC.
-
Palestras: a SINOVA a partir das demandas das unidades abriu um espaço na sua página de forma a facilitar os pedidos de interação da SINOVA por meio de palestras. Além dos pedidos serem registrados online, a SINOVA conta agora com uma rede de especialistas que potencialmente poderá atender as demandas em temas ligados à inovação, ao empreendedorismo, à propriedade intelectual e à criatividade. Na rede estão 34 alunos e ex- alunos do PROFNIT e 12 especialistas advogados da Comissão de Direito da Inovação, Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria da OAB.
-
Revista SINOVA: como forma de dar visibilidade às práticas de empreendedorismo, inovação, propriedade intelectual e criatividade da UFSC, em 2022 a SINOVA estruturou sua revista institucional. Com a publicação anual, nela estão contidas informações sobre o ano vigente dando reconhecimento aos feitos de professores, técnicos, alunos e egressos.
-
News interna para nivelamento de conhecimento dos servidores: como forma de atualização e disseminação do conhecimento a news foi retomada de forma a mensalmente publicar internamente os ocorridos no âmbito operacional da SINOVA.
-
Portfólio das disciplinas na página SINOVA: como forma de dar ampla visibilidade às disciplinas mapeadas de empreendedorismo, inovação, propriedade intelectual e criatividade, na página da SINOVA já é possível identificar as disciplinas nas áreas mencionadas. Além disso, está sendo elaborado um encarte das disciplinas para aumentar a forma de divulgação das mesmas.
-
Observatório: A SINOVA dispõe de 03 dashboards na plataforma do Observatório que visa dar maior transparência e apoio à gestão apresentando dados sobre a Propriedade Intelectual na UFSC. Atualmente a plataforma Observatório dispõe de 106 indicadores sobre 24 áreas da UFSC, incluindo ensino, pesquisa, extensão, gestão administrativa, entre outras. Ganhou destaque nacional e passou a constar no Repositório de Boas Práticas do setor público, pertencente à Rede TransformaGov, programa do Governo Federal.
-
Vitrine: aprovada pela FAPESC por meio do Edital de Chamada Pública Fapesc nº 27/2022 – Programa de Apoio à Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica de Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica no Estado de Santa Catarina – 2ª Edição, a vitrine da UFSC iniciará a ser realizada. Assim, 2022 teve a dedicação da escrita e submissão do projeto ao órgão de fomento para financiamento e assinatura do plano de trabalho para o início do projeto.
-
Página SINOVA: Destaca-se, ainda, o trabalho que vem sendo realizado para aprimoramento do seu site, adicionando-se as seguintes páginas: i) calendário SINOVA - lista de eventos relacionados à inovação, ao empreendedorismo, à propriedade intelectual e à criatividade que acontecem na UFSC; ii) trabalhe conosco - a fim de atrair servidores e estudantes para compor o time da Sinova; iii) disciplinas de inovação: mapeamento e disponibilização de todas as disciplinas, de graduação e pós-graduação da UFSC voltadas para a temática de abrangência da SINOVA.
EIXO MOBILIZAÇÃO E CONEXÃO INTERNA
-
Mapeamento das disciplinas: Foi realizado um mapeamento das disciplinas de graduação e pós-graduação da UFSC em empreendedorismo, inovação, propriedade intelectual e criatividade. Só na graduação o mapeamento resultou em 48 disciplinas em inovação, 46 em empreendedorismo, 14 em criatividade e 5 em propriedade intelectual. Os dados estão sendo trabalhados para publicação do portfólio no site da SINOVA bem como a partir desses dados será desenvolvido um encarte de disciplinas e este mapeamento deu suporte aos workshops realizados para aprofundamento nas mesmas e montagem de uma rede de professores. Na pós-graduação 216 disciplinas foram mapeadas (45 de empreendedorismo, 29 de criatividade, 120 de inovação e 16 de propriedade intelectual). As atividades com a pós iniciarão no próximo ano.
-
Workshops com professores das disciplinas: a partir do mapeamento realizado, os professores da graduação foram chamados para a participação em workshop de conhecimento e aprofundamento na disciplina. Além disso, mediante os desafios relatados, uma rede de professores começou a ser formada. Para tanto, foram enviados formulários online com a finalidade de detalhar as disciplinas para novas propostas e para entendimento das expectativas e competências para a formação de rede de professores UFSC de forma a se ter apoio mútuo entre as disciplinas e ampliação das conexões externas ao ecossistema de inovação. As atividades das disciplinas e seus planejamentos serão detalhados em 2023.
-
Eventos SINOVA: A PROPESQ e a SINOVA promoveram o primeiro Inova UFSC – Rodada de Conexão Interna e Externa. O evento ocorreu dentro da 19a Sepex (Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação) da UFSC, momento em que foi apresentado o Programa de Inovação e Empreendedorismo da UFSC à comunidade. Além das práticas da UFSC na promoção de um ecossistema de inovação, passando por projetos desenvolvidos e eventos organizados regularmente bem como ambientes de inovação e empreendedorismo na Universidade. O evento teve 105 inscritos e só pelo Youtube foi assistido por 227 pessoas (dados de 31 de dezembro de 2022). Outro evento realizado pela SINOVA foi o “Propriedade Intelectual em Foco”, que reuniu diversos interessados em propriedade intelectual para acompanhar palestras de especialistas e discutir diversas frentes do tema. O evento é fruto de uma parceria entre a SINOVA e diversas entidades do ecossistema de inovação, como por exemplo, Ministério da Economia, FINEP, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Comissão de Direito da Inovação, Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria, Associação Brasileiras dos Agentes da Propriedade Intelectual (ABAPISUL), FAPESC, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e ACATE. O evento teve 126 inscritos e só pelo Youtube foi assistido por 443 pessoas (dados de 31 de dezembro de 2022). Em outubro, a SINOVA recebeu a visita de 30 estudantes e 04 profes-
sores da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FACEN) da Universidade Nacional de Assunção (UNA/Paraguai) com o objetivo de conhecer o ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo catarinense, gerenciamento de transporte e planejamento logístico. Uma das práticas que a SINOVA vem adotando é a transmissão dos eventos para que o acesso possa ser democratizado em todas as unidades da UFSC. Além disso, todas as transmissões ficam registradas no canal do YouTube da SINOVA e pode ser acessada a qualquer momento.
-
Mentoring inventa (em acordo com o INPI): no ano de 2022 a SINOVA fechou parceria com o INPI de um grande programa de mentorias em propriedade intelectual para atender pesquisadores da UFSC na busca, redação e aprimoramento de suas invenções. Assim, em 2023 a chamada será lançada e buscará atender cinco pesquisadores a cada mês. Para cada pesquisador o programa terá duração de seis meses.
-
Projeto Warmup: busca incentivar a inovação e o empreendedorismo junto à comunidade acadêmica por meio de mentorias e interações junto ao ecossistema de inovação, visando à criação de startups e iniciativas empreendedoras de alto impacto. No ano de 2022, o Projeto Warmup, com seus atendimentos semanais, totalizou em torno de 28 horas de mentorias, divididas entre 6 startups com 23 integrantes ao todo.
-
Startup Mentoring: no ano de 2022 foi realizada uma testagem na disciplina Cultura Empreendedora e Criatividade (CAD 7004) e contou com 08 equipes e 10 mentores e avaliadores. Neste mesmo ano, a partir das indicações das unidades, o projeto passa por remodelação e ganha um escopo maior. Assim, para 2023 o Startup Mentoring englobará dois caminhos, sendo i) nas disciplinas onde os professores poderão fazer o cadastro de sua disciplina na jornada e fazer uso dos recursos de mentorias, palestras e workshops da SINOVA e ii) as equipes poderão se cadastrar e realizar a jornada metodológica da SINOVA para cumprir os meses de operação do projeto. Assim, ao final serão premiadas as equipes de ambos os caminhos e em um grande evento final as três melhores serão premiadas. Ainda haverá relacionamento das premiadas para editais, outros Habitats de inovação e ainda pitchs para visibilidade juntamente com outras universidades. Juntamente com o projeto, uma rede de mentores e avaliadores está sendo criada. Ainda, o projeto terá apoio institucional da ACATE.
-
Projeto Develop: o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores a partir de Ativos de Propriedade Intelectual da UFSC, com o fim de exploração comercial. Em parceria com o Laboratório de Integração entre Pesquisas e Práticas Empreendedoras (Lippe) sob liderança do Prof. Rogerio Lacerda, a metodologia do projeto resultou na celebração do primeiro contrato de know-how da UFSC e no primeiro Memorando de Entendimento. Além disso, foi publicada a Chamada nº 14/2022 de fluxo contínuo para a participação do projeto com a finalidade de habilitar os inventores, pesquisadores e discentes que tenham ativo de PI da UFSC e queiram criar modelos de negócios. Em menos de um mês, sete pesquisadores já realizaram o cadastramento voluntário no projeto e estão sendo atendidos pela metodologia.
-
Academy: Desenvolvido em parceria com o SEBRAE, busca disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo junto a comunidade acadêmica, por meio do desenvolvimento de competências individuais e em grupo. As ações promovidas pelo academy e em parceria com o SEBRAE/SC obtiveram 5.242 inscritos e as oficinas realizadas de forma virtual foram visualizadas por mais de 4 mil pessoas.
-
Linc Social: Visa proporcionar um ambiente de cocriação para o desenvolvimento de ideias com propósito social, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Foram realizadas lives, palestras, cursos e postagens em redes sociais. Ao todo, essas ações somaram 528 inscritos em eventos, mais 100 materiais gráficos produzidos e mais de 630 seguidores nas redes sociais.
-
PROEX empreendedorismo social: em parceria com a PROEX e SEPLAN, PROPOESQ e SINOVA foi lançado edital para fomentar o empreendedorismo social. Ao todo serão até 12 projetos, com a possibilidade de aplicação de até 36 bolsas, totalizando R$ 174.960,00 em recursos.
EIXO HABITATS DE INOVAÇÃO
-
Formatação da rede de centros de inovação: criação de documento balizador destinado aos professores e técnicos administrativos da UFSC que queiram formar a rede de habitats de inovação da UFSC por meio dos Centros de Inovação. Também é destinado aos atores de habitats de inovação, especialmente de Centros de Inovação, que queiram conexão com a UFSC. O documento será publicado em 2023 como forma de se ter regramento e indicadores dos ambientes de inovação que a UFSC tem participação, tanto ambientes próprios quanto de terceiros. No documento constam informações sobre o contexto dos habitats de inovação, o alinhamento conceitual sobre o espaço sob uma visão contemporânea de habitats de inovação; apresenta as iniciativas existentes e funções que venham a potencializar a proposição de valor do ambiente e a forma de participação da UFSC com vistas a sustentabilidade dos projetos.
-
Formatação da rede de ambiente maker: inicialmente a SINOVA tem aplicado esforços em conhecer os ambientes makers da UFSC. Em chamada realizada foram cadastrados 10 ambientes de robótica e quatro ambientes da tipologia maker, sejam makerspace (1), FabLabs
(1) ou hackerspace (2). Assim, com esses espaços mapeados, iniciativas de atividades mão na massa de disciplinas de inovação, criatividade, empreendedorismo e propriedade intelectual podem ser conectadas.
-
Estímulo ao processo de pré-incubação: como as práticas de sensibilização são nesse momento importantes e para se chegar a modelos de negócios sustentáveis, a SINOVA após identificação do que existe na UFSC, no ano de 2022, apoiou lançamento de chamada do processo de pré-incubação do Cocreation Lab. Assim, foi aberta chamada especialmente para os alunos do CTC (até 15 equipes) que poderão participar nas dependências do InPETU Hub no Sapiens Parque. Até o momento foram recebidas 28 iniciativas. Para 2023, estão sendo tratados dois novos chamamentos em conformidade com as indicações dadas pelo workshop das unidades.
-
Fortalecimento do NIT: para potencializar a área da gestão da propriedade intelectual foram destinadas vagas a novos bolsistas de pós-graduação. Além disso, obteve-se uma nova aquisição de servidor de forma a fortalecer a equipe e dar celeridade aos processos. Também foi realizada capacitação interna no sistema PRIS utilizado para a gestão dos pedidos e dos ativos de propriedade intelectual. Também foi iniciado mapeamento de processos, tanto com apoio de oficina profissional quanto por meio de um trabalho de conclusão de curso, especialmente com vistas aos contratos e royalties. Quatro alunos da oficina profissional do PROFNIT estão trabalhando para otimizar os processos internos da área e elaborar matrizes de tomada de decisão das solicitações que chegam na SINOVA de forma dar não apenas celeridade como também transparência no processo. A área também vem trabalhando para otimizar seus indicadores e dar reconhecimentos aos criadores intelectuais. Assim, foi instituída publicação de informe mensal das ações que ocorrem na GPI e estas podem ser visualizadas nas redes sociais de SINOVA. Também se criou um canal mais próximo aos criadores como forma de informação do andamento de seus pedidos.
EIXO CONEXÃO EXTERNA
-
Programa de parcerias e conexões: em conjunto com a PROPESQ foi elaborado um Programa de parcerias e conexões que busca promover o relacionamento entre os diferentes
atores do ecossistema de inovação e os pesquisadores da UFSC. Duas chamadas foram lançadas, sendo uma para o apoio aos desafios da Prefeitura de Biguaçu na temática da transformação do território em uma cidade inteligente e sustentável e nos desafios com a Petrobrás. Respectivamente houveram 9 e 122 propostas submetidas. No caso de Biguaçu, foi realizado workshop de conexão e um Acordo de Cooperação Técnica foi elaborado e submetido para apreciação da prefeitura. No caso da Petrobrás foi realizado workshop interno com os docentes que definiram áreas aglutinadoras e parcerias internas e um portfólio de laboratórios está sendo elaborado para a apresentação à Petrobrás a ser realizada no dia 11 de janeiro.
-
Conexões OAB e INPI: em 2022 foi realizada aproximação com a OAB especialmente para colaborar em ações que promovam o desenvolvimento da sensibilização, qualificação e disseminação do direito da inovação, propriedade intelectual e combate a pirataria. A partir dessa parceria foi realizada a apresentação do Programa de Inovação e Empreendedorismo para os membros da OAB e o evento PI em foco foi feito dessas conexões. Já com relação ao INPI algumas estratégias estão sendo desenvolvidas no âmbito do Mentoring Inventa, do apoio com capacitações aos chamados Centros de Conhecimento para a Invenção e Inovação em conjunto com a biblioteca e eventos no âmbito da Propriedade Intelectual.
-
Mapeamento de egressos e suas contribuições SINOVA: como piloto a SINOVA abriu chamada para os egressos do PROFNIT de forma a aproximar os ex alunos e potencializar o conhecimento adquirido com o curso de forma a colaborar com as ações da SINOVA. 34 pessoas responderam a chamada. A partir disso, uma oficina profissional foi criada para elaboração de um livro digital sobre os egressos. Além disso, os egressos estão compondo uma rede de egressos com competências para articulação e desenvolvimento de palestras conectadas com a SINOVA que inclusive ganhou espaço online na página da SINOVA para que as unidades possam rapidamente demandar dos conhecimentos sobre empreendedorismo, inovação, propriedade intelectual e criatividade. Em 2023 será realizado encontro dos egressos para apresentação do Programa de Inovação e Empreendedorismo e apresentação do Programa de Egressos.
-
Programa de conexão em disciplinas com potencial de inovação: a partir de uma demanda interna de professores a SINOVA trabalhou na minuta de chamada interna para a conexão de parceria em disciplinas potencialmente inovadoras. A minuta está sendo discutida ainda em âmbito da pró-reitoria de graduação e de pós-graduação e após seguirá para análise da procuradoria jurídica. Este regramento se faz importante para dar segurança jurídica ao professor e à própria UFSC. Além disso, traz importantes regramentos no âmbito da propriedade intelectual em conformidade com a Normativa 14 de 2002 e a Política de Inovação e Empreendedorismo conforme Resolução nº 164/2022/CUn.
-
Regulamentação fundos patrimoniais: a partir do grupo Inovação e Direito está sendo realizado estudo sobre a regulamentação dos fundos patrimoniais de forma a deixar a UFSC apta a receber investimentos externos de seu ecossistema de inovação. Assim, em dezembro foi realizado um evento, com 304 participantes, demonstrando como universidades como UFRGS, USP e PUC Rio estão desenvolvendo suas atividades a partir dos fundos patrimoniais.
-
Intercâmbios com a SINOVA: A Sinova recebeu, no mês de novembro, o intercambista Pablo Ariel Caceres da Universidad Nacional del Nordeste (UNNE) para conhecer o ecossistema de inovação da UFSC. A visita faz parte do Programa AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu) Escala Gestores y Administradores, que permite o intercâmbio entre países. O intercambista também apresentou as atividades que desenvolve na UNNE e acompanhou o trabalho do Departamento.
-
Rota de Inovação Floripa: Foi realizada a Trilha na Capital da Inovação em parceria com o Academy UFSC, composta por seis visitas técnicas, entre outubro e dezembro, em habitats de inovação e empreendedorismo de Florianópolis: SEBRAE SC, Centro de Inovação ACATE (CIA) - Primavera, CIA Sapiens, SOHO Centro de Inovação Tecnológica e CIA Downtown, no Centro.
-
Rota de Inovação UFSC: Sinova e Sinter receberam estudantes e professores da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FACEN) da Universidade Nacional de Assunção (UNA/Paraguai). A comitiva visitou em outubro a Universidade Federal de Santa Catarina e o Ecossistema de Inovação de Florianópolis. Foram 04 professores e 30 alunos dos cursos de licenciatura em Tecnologia de Produção e licenciatura em Logística e Gestão do Transporte circulando por laboratórios e centros de pesquisa e inovação, visitando sete lugares diferentes: PRONTO 3D, Cocreation Lab Campeche, Sapiens Park, ACATE, Celta, Centro Fotovoltaica e Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (POLO).
-
Prêmios alcançados: A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ganhou o prêmio Startup Awards na categoria universidade pela Associação Brasileira de Startups que busca reconhecer instituições de ensino com conteúdos e áreas voltadas à educação empreendedora no mercado de inovação e startups em sua grade curricular.
-
Representações institucionais: A Secretaria de Inovação possui representações em diversos conselhos/comitês/fóruns de instituições externas com o objetivo de representar a UFSC na área de inovação e empreendedorismo e fortalecer as relações de parceria, bem como promover ações com tais instituições, conforme listado a seguir:
-
Inpet Hub;
-
Fortec Sul (vice-coordenadora regional);
-
Fortec Nacional;
-
Conselho Municipal da Prefeitura de Florianópolis;
-
Incubadora Celta;
-
Sapiens Park;
-
Conselho Estadual de Combate à Pirataria;
-
Rede NIT SC;
-
Pacto de Inovação;
-
Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Itajaí.
NÚMEROS SINOVA
PROPRIEDADE INTELECTUAL
A UFSC possui em âmbito nacional 523 pedidos de Propriedade Intelectual vigentes depositados/concedidos no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) São 256 Patentes de Invenção, 17 Patentes de Modelo de Utilidade, 216 Registros de Programa de Computador (RPC), 21 Marcas e 28 Desenhos Industrial (DI). Conta também com 5 Cultivares registrados no Ministério da Agricultura.
No ano de 2022, foram depositados junto ao INPI 19 pedidos de Patente de Invenção, 1 pedido de certificado de adição e 4 pedidos de Patente de Modelo de Utilidade. Já em relação aos registros, foram registrados 12 Programas de Computador, 10 Desenhos Industriais e duas Marca, totalizando 48 registros/depósitos de ativos de Propriedade Intelectual. Foram concedidas 7 patentes de invenção, uma patente de Modelo de Utilidade, 16 programas de computador e 4 desenhos industriais.
A UFSC possui em âmbito nacional 523 pedidos de Propriedade Intelectual vigentes depositados/concedidos no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) São 256 Patentes de Invenção, 17 Patentes de Modelo de Utilidade, 216 Registros de Programa de Computador (RPC), 21 Marcas e 28 Desenhos Industrial (DI). Conta também com 5 Cultivares registrados no Ministério da Agricultura.
No ano de 2022, foram depositados junto ao INPI 19 pedidos de Patente de Invenção, 1 pedido de certificado de adição e 4 pedidos de Patente de Modelo de Utilidade. Já em relação aos registros, foram registrados 12 Programas de Computador, 10 Desenhos Industriais e duas Marca, totalizando 48 registros/depósitos de ativos de Propriedade Intelectual. Foram concedidas 7 patentes de invenção, uma patente de Modelo de Utilidade, 16 programas de computador e 4 desenhos industriais.
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Foram realizados em torno de 330 atendimentos com instituições externas de ensino, pesquisa, empresas públicas e privadas, pesquisadores e comunidade acadêmica, para regular contrato de PI e questões de transferência de tecnologia. Destas negociações, resultaram 25 contratos de propriedade intelectual assinados com instituições nacionais e internacionais, sendo de 2 contratos de cessão e 3 contratos de licenciamento.
ROYALTIES RECEBIDOS
Em 2022, foi recebido um total de R$143.394,89 entre royalties e prêmios, sendo pagos pelas empresas: Bioart (R$33.771,04), Embraer (R$108.005,65) e Ypy (R$1.618,20).
NDA E DEFESAS EM SIGILO
Foram realizadas/emitidas 18 Análises de Non Disclosure Agreement (NDA), 26 Declarações para Defesa em Sessão Fechada e com Sigilo, 27 Declarações para Sigilo em Biblioteca (BU).
ATENDIMENTOS SINOVA
NÍVEIS DE ATENDIMENTO
Os atendimentos na SINOVA são organizados por níveis: nível 01 (informacional), somando 35% dos atendimentos, nível 02 (caso específico), 62% dos atendimentos e nível 03 (decisório), com 3%.
Em média, os atendimentos da SINOVA duram 1 hora. São também classificados por categorias: atendimento interno (25%), empreendedorismo e startups/spin-offs (27%), propriedade intelectual (16%) e transferência de tecnologia (4%). Via atendimento virtual, foram solucionados 2.510 tickets, pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI/UFSC).
PARECERES TÉCNICOS
Os Pareceres Técnicos totalizaram o número de 211, abrangendo Contratos, Convênios, Acordos e Termos de Cooperação, Termos de Execução Descentralizada e outros.
Os pareceres emitidos pela SINOVA são classificados ainda segundo a área dos projetos. Em 2022, destacaram-se a Pesquisa (49,5%), a Extensão (26,4%) e Institucional (15,6%).
COMITÊ DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DA UFSC
Em 09 de agosto foi chamada reunião do comitê de inovação a fim de apresentar a nova gestão. Na oportunidade, as linhas estratégicas do Programa de Inovação e Empreendedorismo da UFSC foram apresentadas. A partir deste momento, uma série de ações começam a ser orquestradas.
POLÍTICA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DA UFSC
A minuta da Política de Inovação e Empreendedorismo da UFSC foi aprovada pelo Conselho Universitário em 29 de abril de 2022. Portanto, foi publicada a Resolução nº 164/2022/CUn que dispõe sobre a Política de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Santa Catarina, disponível na página da SINOVA.
CONEXÕES REALIZADAS COM O ECOSSISTEMA
Foram realizadas conexões com mais de 50 entidades nacionais: